Análise de dados e BI para agências de marketing e comunicação

Análise de dados e BI para agências de marketing e comunicação

Podemos afirmar que nos últimos 20 anos passamos por uma grande revolução digital com o crescimento da internet e com ela seus serviços, conteúdos gerados e transações digitais. Nos últimos anos houve um avanço ainda mais acelerado com a internet móvel de maior qualidade e velocidade, além da popularização dos smartphones.

Com toda essa evolução, cada vez mais dados são gerados diariamente, não só de conteúdo gerado pelas pessoas, mas também nas interações comerciais digitais entre empresas e seus clientes.

Todos esses dados disponíveis são conhecidos pelo famoso termo Big Data (leia também nosso artigo esse assunto), importante ativo que as empresas não podem deixar de utilizar em suas estratégias do negócio e de marketing.

 

Mas afinal, o que é Business Intelligence (BI)?

Business Intelligence (Inteligência de Negócios) pode ser definida como a utilização destes dados coletados das mais diversas fontes para análise, insights e tomada de decisões. As fontes destes dados podem ser:

  • Relatórios gerados pela própria agência;
  • Dados digitais públicos – das mídias sociais, comportamento, sentimento, tendências;
  • Ações digitais – campanhas online, dados de navegação e interação;
  • Dados do varejo online – vendas, buscas, conversão, ROI;
  • Dados do varejo off-line – vendas, fluxo e perfil dos visitantes (conheça o Intradata, ferramenta de data-driven marketing ideal para fornecer dados do ambiente físico do varejo para agências e clientes);
  • Dados públicos – tendências regionais, informações governamentais;
  • Do próprio cliente – a partir do seu ERP, CRM, produção, logística;

Além disso, a partir destes dados é possível a aplicação da ciência de dados (data science) com ferramentas de inteligência artificial (AI), machine learning (ML) e outras para análises diagnósticas – “por que isso aconteceu?” ou mesmo preditivas – “o que acontecerá no futuro?”, trazendo novos insights e suporte para decisões baseadas em dados.

Desta forma gestores e agências passam a ter informações que antes estavam perdidas ou subutilizadas, aumentando seu poder nas decisões do negócio e nas estratégias, além de mensurar melhor os resultados de suas ações.

 

Quais os benefícios para as agências de comunicação e marketing ao utilizar análise de dados?

Além do diferencial competitivo entre seus concorrentes, o uso dos dados faz com que as agências e suas equipes estejam cada vez mais preparadas e conectadas à realidade do que está sendo planejado, uma vez que “os dados não mentem”. Outras vantagens que podem ser citadas:

Democratização dos dados

A agência, representada pelos seus planners, criativos e mídia, entre outros possuem acesso aos mesmos dados, compartilhado de forma democrática, permitindo que as pessoas possam analisar e gerar os melhores insights, estando todos na mesma página. Assim como o cliente pode acompanhar resultados e informações de forma centralizada, organizada e relevante, em tempo real.

Melhor conhecimento do público-alvo

Através da captação de dados de diversas fontes (ERP, CRM, mídias sociais, varejo online/físico) é possível um conhecimento profundo do perfil, preferências e tendências de consumo do público-alvo nas mais diversas regiões de atuação da marca, permitindo o direcionamento e personalização de ofertas e comunicação aos grupos distintos de consumidores.

Melhores decisões

Decisões baseadas em dados são mais assertivas, podendo estas serem tomadas a partir de relatórios estratégicos ou na análise de dados através de dashboards otimizados.

É possível a utilização dos dados para a simulação em diversos cenários e mídia de ações a serem realizadas, trazendo insights e dados para a melhor decisão a ser feita.

Otimização de processos

Hoje várias agências precisam gerar relatórios sobre suas ações e campanhas para apresentar a seus clientes. A partir do planejamento em BI, é possível a extração (de fontes como Facebook Ads, Google Ads e planilhas de Excel, entre outras), tratamento e geração de relatórios com esses dados. Tudo isso sem fazer com que as equipes percam tempo nisso, agregando valor e dedicando esse tempo a demandas mais valiosas para a agência.

 

Estes são alguns exemplos de como as agências de comunicação podem usar a análise de dados e BI e seus valiosos dados para melhores resultados aos seus clientes.


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