Podemos afirmar que nos últimos 20 anos passamos por uma grande revolução digital com o crescimento da internet e com ela seus serviços, conteúdos gerados e transações digitais. Nos últimos anos houve um avanço ainda mais acelerado com a internet móvel de maior qualidade e velocidade, além da popularização dos smartphones.
Com toda essa evolução, cada vez mais dados são gerados diariamente, não só de conteúdo gerado pelas pessoas, mas também nas interações comerciais digitais entre empresas e seus clientes.
Todos esses dados disponíveis são conhecidos pelo famoso termo Big Data (leia também nosso artigo esse assunto), importante ativo que as empresas não podem deixar de utilizar em suas estratégias do negócio e de marketing.
Business Intelligence (Inteligência de Negócios) pode ser definida como a utilização destes dados coletados das mais diversas fontes para análise, insights e tomada de decisões. As fontes destes dados podem ser:
Além disso, a partir destes dados é possível a aplicação da ciência de dados (data science) com ferramentas de inteligência artificial (AI), machine learning (ML) e outras para análises diagnósticas – “por que isso aconteceu?” ou mesmo preditivas – “o que acontecerá no futuro?”, trazendo novos insights e suporte para decisões baseadas em dados.
Desta forma gestores e agências passam a ter informações que antes estavam perdidas ou subutilizadas, aumentando seu poder nas decisões do negócio e nas estratégias, além de mensurar melhor os resultados de suas ações.
Além do diferencial competitivo entre seus concorrentes, o uso dos dados faz com que as agências e suas equipes estejam cada vez mais preparadas e conectadas à realidade do que está sendo planejado, uma vez que “os dados não mentem”. Outras vantagens que podem ser citadas:
A agência, representada pelos seus planners, criativos e mídia, entre outros possuem acesso aos mesmos dados, compartilhado de forma democrática, permitindo que as pessoas possam analisar e gerar os melhores insights, estando todos na mesma página. Assim como o cliente pode acompanhar resultados e informações de forma centralizada, organizada e relevante, em tempo real.
Através da captação de dados de diversas fontes (ERP, CRM, mídias sociais, varejo online/físico) é possível um conhecimento profundo do perfil, preferências e tendências de consumo do público-alvo nas mais diversas regiões de atuação da marca, permitindo o direcionamento e personalização de ofertas e comunicação aos grupos distintos de consumidores.
Decisões baseadas em dados são mais assertivas, podendo estas serem tomadas a partir de relatórios estratégicos ou na análise de dados através de dashboards otimizados.
É possível a utilização dos dados para a simulação em diversos cenários e mídia de ações a serem realizadas, trazendo insights e dados para a melhor decisão a ser feita.
Hoje várias agências precisam gerar relatórios sobre suas ações e campanhas para apresentar a seus clientes. A partir do planejamento em BI, é possível a extração (de fontes como Facebook Ads, Google Ads e planilhas de Excel, entre outras), tratamento e geração de relatórios com esses dados. Tudo isso sem fazer com que as equipes percam tempo nisso, agregando valor e dedicando esse tempo a demandas mais valiosas para a agência.
Estes são alguns exemplos de como as agências de comunicação podem usar a análise de dados e BI e seus valiosos dados para melhores resultados aos seus clientes.
Você ou sua empresa tem algum desafio de engenharia de dados ou análise de dados? Agende uma conversa com nossos experts. A Somativa é uma empresa de consultoria especializada em análise de dados (data analytics), ciência de dados (data science) e projetos de inteligência artificial (machine learning, Big Data, NLP) com foco na inteligência do negócio e mais de 500 projetos executados. Desde 2013 ajuda pessoas e empresas tomarem decisões mais assertivas a partir da cultura data-driven.