Como o uso do Big Data pode ajudar na logística das empresas?

Como o uso do Big Data pode ajudar na logística das empresas?

Antes de tudo, um resumo sobre o que é Big Data: grandes conjuntos de dados, de diferentes fontes, formatos e estruturas, que crescem continua e rapidamente, armazenados de maneira que seja possível e viável serem processados e analisados. Para saber mais sobre esse assunto, aproveite e leia esse artigo em nosso blog – O que é e qual é a diferença entre Big Data, Data Science e Data Analytics?

Esses grandes volumes de informações geradas das operações logísticas (a partir das frotas de veículos de entregas, armazéns, controle do estoque de saída/entrada de mercadorias e também dos produtos, como vencimento, quantidade e locais de entrega, por exemplo) servem como uma fonte muito rica de dados para análise e geração de insights.

Separamos alguns exemplos de como os dados podem ser usados em processos relacionados à logística das empresas e indústria. Veja:

– Otimização de rotas e entregas: a partir de onde o produto a ser entregue e o comprador estão, rotas inteligentes podem ser geradas usando os galpões logísticos mais próximos ao endereço final do destino (last mile), reduzindo custos do frete e tempo das entregas, melhorando a experiência do cliente

– Experiência do cliente: além da otimização da entrega tornando-a mais barata e rápida para o cliente, o acompanhamento dos status de todas as etapas reforça a experiência do cliente

– Segurança da frota e mercadorias: com dados das rotas, trajetos e incidentes ocorridos, além de dados públicos (como histórico de acidentes e roubos nas regiões por onde os produtos irão passar) as empresas podem organizar e gerenciar melhor suas entregas, além de adicionar mais segurança e acompanhar em tempo real todo o processo logístico

– Automação e controle de estoque inteligente: além de ser possível controlar e visualizar em tempo real a situação do estoque, com o uso de inteligência artificial podem ser criadas ferramentas para ajudar na previsão da demanda de itens, fazendo com que a empresa se antecipe na reposição ou produção de novas unidades, não deixando de atender ao mercado. O uso de etiquetas inteligentes e sensores IoT podem ainda auxiliar na localização de pallets/mercadorias e na contagem automática de estoque, por exemplo.

Como pode ver, o Big Data e a análise dos dados gerados são extremamente importantes nos processos logísticos das empresas e indústrias, melhorando suas ações, custos e experiência dos clientes.


Somativa como sua empresa de consultoria de dados e alocação de recursos

Você ou sua empresa tem algum desafio de engenharia de dados ou análise de dados? Agende uma conversa com nossos experts. A Somativa é uma empresa de consultoria de dados especializada em análise de dados (data analytics), ciência de dados (data science) e projetos de inteligência artificial (machine learning, Big Data, NLP) com foco na inteligência do negócio e mais de 500 projetos executados. Desde 2013 ajuda pessoas e empresas tomarem decisões mais assertivas a partir da cultura data-driven.


Veja também esses posts