O que é cultura data-driven? O poder dos dados e a necessidade de mudança na cultura das empresas

O que é cultura data-driven? O poder dos dados e a necessidade de mudança na cultura das empresas

Você conhece o termo data-driven? Sabe como fazer para implantar essa cultura na sua empresa e mudar a visão estratégia do seu negócio através de decisões totalmente orientada por dados? Vem com a gente que tiramos suas dúvidas.

O que é data-driven?

O termo data-driven está em alta e quer dizer numa tradução literal: “orientado a dados”. No mundo corporativo, empresas que fomentam a cultura data-driven, são as que colocam os dados no centro das tomadas de decisões. O planejamento estratégico, por exemplo, é totalmente embasado em análises de fontes de dados confiáveis e não apenas no feeling dos gestores.

Desde a coleta até a interpretação dos dados, a tecnologia aliada ao conhecimento de negócio garantirá decisões mais assertivas e a otimização da utilização do nosso bem mais precioso: o tempo, além de infinitas possibilidades em geração de insights, com análises preditivas e tornando o negócio muito mais competitivo.

Soluções inteligentes e aplicadas de forma correta permitem aos gestores explorarem e encontrarem soluções para possíveis problemas e identificarem oportunidades de melhorias, além de ensaiar como será o futuro, e isso é necessário para desenvolver progressivamente a inteligência corporativa.

O resultado de transformar dados em informação e conhecimento são empresas cada vez mais competitivas, com processos otimizados e poderosas em relação aos seus concorrentes no mercado.

E o que é a cultura data-driven?

As tecnologias são parte fundamental para que a organização se torne data-driven, mas não são as únicas responsáveis por isso. O DNA de uma empresa que é orientada a dados é altamente relacionado com as pessoas que nelas atuam, afinal, são elas quem tomam as decisões no dia a dia.

Entender a importância dos dados e o valor que é gerado quando uma análise é bem-feita é fundamental para o sucesso da cultura data-driven. As pessoas devem respirar e inspirar o valor gerado, fomentado o uso dos dados para toda a equipe, em todos os níveis da organização.

Para muitas empresas esse comportamento se trata de uma ruptura de padrão, já que no modelo tradicional as decisões ainda são bastante baseadas no feeling dos gestores, deixando de explorar fatos (dados) e ensaiar cenários futuros.

Independente do momento em que sua organização se encontra, seja iniciando o entendimento da cultura data-driven, ou se já familiarizada e praticando, a Somativa está pronta para gerar valor e seguir para os próximos passos junto com você.


Você ou sua empresa tem algum desafio de engenharia de dados ou análise de dados? Agende uma conversa com nossos experts. A Somativa é uma empresa de consultoria especializada em análise de dados (data analytics), ciência de dados (data science) e projetos de inteligência artificial (machine learning, Big Data, NLP) com foco na inteligência do negócio e mais de 500 projetos executados. Desde 2013 ajuda pessoas e empresas tomarem decisões mais assertivas a partir da cultura data-driven.


Veja também esses posts