Cada vez mais encontramos esses termos nas reuniões ou em conteúdos relacionados a marketing, vendas, experiência do cliente e financeiro, entre inúmeros outros.
Por várias vezes acabamos confusos e é por isso que preparamos esse conteúdo. Iremos explicar as diferenças para que você possa utilizar o conhecimento com mais segurança e assertividade no seu dia a dia. Vamos lá?
O que é Big Data?
Hoje os dados estão presentes em praticamente em tudo ao nosso redor. A toda e qualquer consulta ou transação que realizamos, novos dados são gerados e armazenados, podendo ser utilizados posteriormente pelas empresas para geração de insights e decisões baseadas em dados.
Nossas compras – online e físicas, uso de aplicativos, navegação em sites e outras atividades digitais estão gerando e armazenando dados o tempo todo. Até mesmo ações como andar pela rua ou de carro, entrar em uma loja ou tirar uma selfie está gerando dados – câmeras e dispositivos inteligentes IoT também geram dados do ambiente físico que podem ser usados para informações do trânsito, segurança ou mesmo marketing. Fotos, vídeos e até mesmo anotações escritas à mão podem ser fontes de dados, sabia?
Em resumo, podemos definir Big Data como todos esses grandes conjuntos de dados, de diferentes fontes (digital e físico), formatos e estrutura (bancos de dados, textos, fotos, vídeos) que são armazenados, processados e analisados através da Data Science e Data Analytics, que veremos logo em seguida. Veja quais são as etapas do big data para entender mais sobre o assunto.
O que é Data Science?
Data Science ou ciência de dados é o campo na área de tecnologia da informação que trata com os dados de forma mais técnica.
Uma vez que os dados foram gerados e armazenados a partir de várias fontes, do banco de dados de um sistema web ou mesmo de uma planilha de Excel, os profissionais em Data Science irão atuar sobre esses dados com estatística, matemática, diversas linguagens de programação e tecnologias para tratar, analisar e aplicar Business Science, trazendo informações relevantes para os negócios.
É possível realizar a previsão de resultados ou ações futuras a partir dos dados anteriores, através do uso de inteligência artificial e machine learning nestes dados, agregando ainda mais valor aos dados e diferencial competitivo para as empresas.
O que é Data Analytics?
Data Analytics ou análise de dados é a ciência que observa e exibe de forma inteligente os dados para sua interpretação. Os dados são apresentados de forma visual e clara, através de dashboards e gráficos, fazendo com que essas informações possam ser analisadas de forma fácil e clara, com o objetivo de gerar insights e decisões de negócio baseadas em dados. Como pode observar, os três conceitos são independentes em si e respondem à realidade de cada empresa. Porém, de acordo com a necessidade e complexidade do projeto, trabalham em conjunto fornecendo informações e valor para as pessoas nas empresas.
Somativa como sua empresa de consultoria de dados e alocação de recursos
Você ou sua empresa tem algum desafio de engenharia de dados ou análise de dados? Agende uma conversa com nossos experts. A Somativa é uma empresa de consultoria de dados especializada em análise de dados (data analytics), ciência de dados (data science) e projetos de inteligência artificial (machine learning, Big Data, NLP) com foco na inteligência do negócio e mais de 500 projetos executados. Desde 2013 ajuda pessoas e empresas tomarem decisões mais assertivas a partir da cultura data-driven.