As empresas estão cada vez mais buscando soluções inovadoras para os seus negócios e a virtualização de dados é uma das tendências mais promissoras do mercado nos últimos anos.
Com a DV (data virtualization), é possível criar um ambiente em que os dados são armazenados de forma eficiente e segura, de modo a tornar mais fácil e rápido o acesso à informação.
A virtualização de dados permite que as empresas criem um ambiente único para todos os seus dados, de forma a facilitar o gerenciamento e a manutenção do banco de dados. Isso permite que as empresas possam reduzir significativamente os custos com hardware e com a manutenção do banco de dados. Além disso, a virtualização torna mais fácil a criação de backups e a recuperação de dados, uma vez que toda a informação fica centralizada em um único ambiente.
A virtualização de dados reduz a necessidade de processos ETL, sendo uma camada que liga dados (estruturados e semi-estruturados) das mais diversas fontes para data consumers, como aplicações empresariais, ferramentas de BI, portais web e apps, por exemplo. Trazendo maior agilidade na disponibilização e manutenção de produtos de dados prontos para o consumo diretamente pela área de negócio, seja no uso operacional, analítico ou gerencial/estratégico.
É uma ótima solução para empresas que precisam compartilhar dados com outras organizações, criando ambientes virtuais que permitem o compartilhamento de dados de forma eficiente e segura. Além disso, a virtualização também facilita a colaboração e o acesso aos dados entre as equipes, uma vez que todos os membros do time podem acessar os dados de forma independente, rápida e segura.
A virtualização de dados é baseada em três conceitos principais:
1. Abstração: A virtualização de dados permite que os dados sejam abstraídos do hardware e do software subjacentes. Isso significa que os dados podem ser armazenados e gerenciados de forma independente do hardware e do software no qual estão sendo executados.
2. Encapsulamento: A virtualização de dados também permite que os dados sejam encapsulados em um formato que os torna portáteis e fáceis de gerenciar.
3. Virtualização: A virtualização de dados é a técnica que permite que os dados sejam abstraídos e encapsulados. A virtualização de dados é alcançada através da criação de um ambiente virtual que é independente do hardware e do software subjacentes.
Quais são as aplicações da virtualização de dados?
A data virtualization pode ser usada pelas empresas de diversas maneiras para otimizar seus custos, simplificar o acesso e manter o ambiente de dados seguro. Veja alguns exemplos:
Analytics
• Prototipagem de integração de dados físicos
• Acesso a dados/camada semântica para Analytics
• Armazém de dados lógicos
• Preparação de dados
Operacional
• Camada de acesso a dados abstratos/armazenamento de dados operacionais virtuais (ODS)
• Gerenciamento de dados mestre de tipo registro
• Migração de sistema legado
• Acesso aos dados do aplicativo
Emergentes
• Compartilhamento de dados na nuvem
• Acesso a dados de ponta na integração IoT
• Habilitação de hub de dados
• Integração de dados e conteúdo
Como podemos ver, a virtualização de dados é uma tendência em crescimento, que facilita o uso dos dados pelas empresas e que reduz os custos de manutenção e gerenciamento pela equipe de TI. Isso tudo só pode ser aplicado quando existe uma política de estruturação e engenharia de dados bem definida e aplicada pela empresa, servindo como base para todo o processo de virtualização dos dados.
Somativa como sua empresa de consultoria de dados e engenharia de dados
Você ou sua empresa tem algum desafio de engenharia de dados ou análise de dados? Agende uma conversa com nossos experts. A Somativa é uma empresa de consultoria especializada em análise de dados (data analytics), ciência de dados (data science) e projetos de inteligência artificial (machine learning, Big Data, NLP) com foco na inteligência do negócio e mais de 500 projetos executados. Desde 2013 ajuda pessoas e empresas tomarem decisões mais assertivas a partir da cultura data-driven.