Reduza seu custo com armazenamento de dados, data lake, datawarehouse em nuvem

Reduza seu custo com armazenamento de dados, data lake, datawarehouse em nuvem

Em um mundo cada vez mais orientado por dados, informações sobre clientes, vendas, produtos, transações financeiras e outros tipos de dados são um dos ativos mais importantes que as empresas possuem hoje, ajudando na geração de insights e decisões sobre o planejamento em investimentos, novos produtos, marketing, expansão e outras áreas.

Entretanto, a busca por dados de alta qualidade implica em investimentos significativos em aquisição, armazenamento, gerenciamento, proteção e análise.

O volume crescente de dados traz inteligência para as mais variadas decisões das empresas, mas também exige comprometimento de tempo, esforço e investimentos na infraestrutura de dados em servidores locais, soluções de armazenamento em nuvem, softwares de gerenciamento de conteúdo, bancos de dados relacionais, data warehouses, data lakes ou outras estruturas, cujas licenças ou contratos de suporte implicam em gastos.

Por isso, separamos algumas formas de reduzir o custo com armazenamento de dados. Vamos lá:

 

  1. Modernize a sua arquitetura de dados

Escolha os sistemas de gerenciamento de dados baseado no uso e volume atual e futuro dos dados da empresa, considerando bancos de dados transacionais, data warehouses e data lakes, entre outras soluções. A simplificação e consolidação de dados em menor número de bancos de dados pode reduzir os custos de licenciamento e gerenciamento. Escolha o tipo de armazenamento de dados e tecnologia ideal e customizada para sua necessidade reduz o investimento financeiro e tempo de gestão.

 

  1. Mude para a nuvem

Os sistemas baseados em nuvem podem oferecer escalabilidade e capacidade de gerenciamento além de um sistema local, a um custo total menor, com as vantagens de melhor resiliência, conectividade, segurança e serviços de gerenciamento. A nuvem provavelmente também reduz os custos de pessoal para gerenciamento de infraestrutura.

 

  1. Invista em governança de dados

As políticas de governança de dados descrevem como sua organização otimiza e protege seus dados, bem como como pode aproveitar esses dados para dar suporte às operações de negócios. A governança de dados pode eliminar redundâncias de dados, entre outras vantagens, o que significa que menos dados precisam ser armazenados, armazenados em backup e analisados.

 

  1. Gerencie a linhagem de dados

Qual a origem seus dados? Onde você obtém os dados nos quais mais confia? Analisar e visualizar a linhagem de seus principais dados pode ajudá-lo a otimizar a governança de dados para aproveitar esses dados com mais eficiência, sejam eles gerados internamente ou vindos de fontes externas, especialmente com big data.

 

  1. Monitore a atividade da rede

A análise do tráfego de rede mostra onde as coisas estão funcionando com eficiência e onde há gargalos desnecessários. O monitoramento de rede pode detectar casos em que o acesso a dados está consumindo recursos excessivos de computação e armazenamento, onde há uma oportunidade para uma arquitetura mais eficaz que reduz os custos.

 

  1. Monitore o consumo e o uso dos dados

Algumas partes do seu negócio são muito dependentes de dados, mas quais dados são cruciais? Como os dados estão sendo usados? Onde e quando está sendo usado? Quem está usando?

 

Com o armazenamento em camadas (tiered storage), os dados mais antigos e que são acessados ​​com menos frequência podem ser armazenados em um armazenamento mais lento e mais barato na nuvem. Geralmente cerca de 20% dos dados na organização são acessados ​​com frequência, o que pode levar a uma grande economia o uso do armazenamento em camadas.

 

  1. Procure um parceiro especialista em engenharia e arquitetura de dados

Você pode gerenciar sua arquitetura de dados, servidores, recursos e aplicativos — ou deixar que a consultoria de dados Somativa e seus experts cuide da engenharia, arquitetura e gerenciamento de dados, gerando maior eficiência e menor custo, enquanto você e sua equipe se concentra na análise dos dados de seus negócios.

A Somativa é uma empresa de consultoria de dados especializada em análise de dados (data analytics), ciência de dados (data science) e projetos de inteligência artificial (machine learning, Big Data, NLP) com foco na inteligência do negócio e mais de 500 projetos executados. Desde 2013 ajuda pessoas e empresas tomarem decisões mais assertivas a partir da cultura data-driven.


Veja também esses posts